segunda-feira, 16 de abril de 2012

Visa Day.

Este é o momento mais esperando e mais angustiante na vida de qualquer futura AuPair. O momento onde o nosso sonho pode ser adiado ou podemos nos tornar a pessoa mais feliz do universo... E isso tudo acontece  em alguns minutos...

Eu estava me preparando para este momento desde o dia 29/03, quando tive o MATCH com a minha favorite family. Desde este dia, eu resolvi que só iria contar para os meus amigos e familiares se eu conseguisse o tão sonhado visto. Sofri praticamente sozinha, em alguns momentos eu apenas olhava para os meus pais e podia escultar: "Calma filha, Deus já preparou TUDO, está viagem é sua". Muitas vezes eles me pegavam olhando pro nada, mas já sabiam no que eu estava pensando.
A partir do momento que você tem o Match, seus contatos com a agência nos E.U.A se tornam mais intensos, pois eles te enviam o seu DS-2019 e a sua Taxa SEVIS que deve ser apresentada no consulado no dia do visto.

Separei os seguintes documentos para levar no consulado:
Meus documentos

  • Cópia de todos os documentos pessoais ( RG, CPF, Título de eleitor).
  • Cópia do documento do meu carro.
  • Cópia dos 3 últimos extratos bancários.
  • 3 últimos holerits. ( Não estou trabalhando desde Fev/2012)
  • Comprovante de Residência.
  • Declaração do último imposto de renda.
  • Certificado de conclusão da faculdade.
Documentos do meu Sponsor ( Meu irmão)
  • Imposto de Renda
  • 3 últimos extratos bancários
  • Cópia de todos os documentos pessoais ( RG, CPF, Título de eleitor)
  • Carta custeio.

Minha entrevista estava marcada para 7h30 da data de hoje ( 16/04). Como ouvi algumas histórias de que era muito cheio e blábláblá... Resolvi que iria sair bem cedo de casa e optei pelo trem. Saí de casa as 04h30 e cheguei no consulado 05h40 ( uma caminhada de 20 min da estação do Morumbi até o consulado). Acho que tinha umas 20 pessoas na minha frente. As 06h40 as portas se abrem e somente que tem agendamento até as 7h30 pode entrar ( minha sorte estava começando, eu pensei... passei na frente de quase todos hahaha) O engraçado do Consulado é que tem fila pra tudo. ( Fila para entrar, fila para triagem, fila para as impressões digitais, fila para a entrevista e por último a fila do Sedex). Saí do Consulado as 7h50.

A entrevista não poderia ter sido mais "sussa":

C = Consul legal.
A = AuPair passando mal.

C = Bom dia!
A = Bom dia!
C= Qual o motivo da viagem?
A = Vou ser Aupair ( vocês deviam ver a minha segurança ao dizer isso rsrsrs.)
Ela pede licença e saí do guichê por 2 min. ( Na minha cabeça se passaram 20 min.)
C= O que você faz aqui no Brasil?
A = Eu era.... e fui demitida em Fevereiro pois a empresa desativou o meu departamento.
C = Por que você quer viajar?
A = Quero fazer mestrado quando eu voltar e meu irmão disse que eu preciso melhorar o meu inglês.
C = Vai fazer mestrado aqui no Brasil?
A = Sim!
Agora em inglês.
C = Quanto você ganhava no seu trabalho?
A = One... ( eu não lembro como fala isso em inglês =S )
C= Ok, você pode falar em português.
A= Falei o meu salário.
Consul morre de digitar.
C = Tem parentes nos U.S.A?
A = Não.
Consul novamente digita até a morte ....
C = Ok, sua entrevista foi aprovada, pode pagar o SEDEX  e boa viagem.
A = Obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaa! ( quase rolou um caraca maluco, não to acreditando!)

Neste momento eu não sentia a minha mão e nem as minhas pernas, saí saltitando e corri para os braços da mamis que estava me esperando lá fora.

No meu caso, nenhum documento foi solicitado, mas não esqueçam de levar, isso é questão de sorte!

Uma dica: Pensamento positivo e muita fé, nunca são demais! Se essa viagem é o seu maior sonho tenha fé de que já conseguiu, nada pode te impedir!

That´s all folks!!!







Um comentário: